300 x 250 Ad Space

08 outubro 2009

Ubuntu Netbook Remix - Parte II

Tecnoreaders, demorei mas cheguei hehehe

Estou trazendo aqui a parte II da sequência do Ubuntu Netbook Remix, você viu aqui como instalar o sistema, e agora vou ensinar um pouquinho sobre configuração.

Primeiramente gostaria de dizer que tive que formatar meu Ubuntu Netbook Remix por 4 vezes, porque sempre acontecia o mesmo problema, e eu não me tocava da repetição do meu erro, portanto vou ensiná-los e não cometê-lo.

Se você for a guia Preferências e clicar em Alternar Modo da Área de Trabalho, verá que existem duas interfaces, como na figura abaixo:


O problema é que, por algum motivo estranho, ao selecionar a Área de trabalho clássica e aplicar você verá a interface clássica do Ubuntu e ela funcionará perfeitamente, mas basta reiniciar o computador que ao ligar vai aparecer somente o papel de parede e não vai carregar mais nada, e não adianta entrar no modo de reparo, pois acontece a mesma coisa. Você terá que formatar o seu Netbook e não ativar mais essa função.

Eu não sei se o problema é só com o Asus EEE PC 701 ou com todos os Netbooks, acredito que possa ser algum problema relacionado com a configuração de vídeo do EEE, mas ainda não tenho certeza e nem encontrei soluções para resolver o problema, infelizmente. Se alguém souber de algo me avise.

Utilizando a interface do Netbook Remix você não terá problemas nenhum e seu sistema funcionará perfeitamente, como o meu.

Agora vamos a algumas dicas para dar uma customizada no seu sistema...

A primeira coisa que me incomodou foi o Firefox, que ficou com o menu gigante e desproporcional a pequena tela do EEE, então mexi nele e ele ficou assim com todos os botões em uma única linha:


Para fazer essa configuração instale o complemento Tyni Menu, que vai fazer com que o menu (arquivo, editar, exibir, etc) vire apenas um botão. Feito isso reinicie o Firefox e siga os passos:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a barra de navegação e selecione personalizar;
  2. Na janela que se abrirá marque a opção ícones pequenos, não feche essa janela ainda;
  3. Você notará que ao lado do botão Menu aparecerá uma barra branca, é nela que você vai arrastar os itens como avançar, parar, e a barra de endereços, veja a figura abaixo:
NOTA: Essa imagem foi feita antes de instalar o Tyni Menu, por isso que o menu ainda está assim, ao instalar o Tyni Menu irá aparecer o botão Menu.

O resultado é um Firefox compacto e de melhor visualização na sua pequena tela, você com certeza vai adorar o resultado.

Agora vamos instalar alguns programas para seu Ubuntu Netbook Remix ficar completo.

Para instalar programas via terminal, vá até a guia Acessórios e selecione Terminal, quando o Terminal abrir você deverá acessar o root, porém você ainda não tem uma senha root, então siga os passos:

  1. Digite: sudo passwd root
  2. No campo Password digite a senha criada na instalação do Ubuntu Netbook Remix;
  3. No campo New Password Unix digite a senha que desejar para ser a senha do root
  4. Em Repeat Password Unix repita a senha que digitou acima;
  5. Pronto, você já tem a sua senha do root;
  6. Agora digite: su
  7. No campo Password você deverá digitar a senha que criou;
  8. Pronto você acessou o root.
Antes de instalar qualquer programa, precisa atualizar os pacotes, para isso digite o comando:


apt-get update

Para instalar programas agora é simples, basta digitar no terminal:

apt-get install (insira aqui o nome do programa)

A instalação é praticamente automatica (se aparecer alguma pergunta na instalação digite sempre yes), agora dou dicas de como instalar alguns programas:

aMSN - Cliente MSN para Linux

apt-get install amsn


Rhythmbox - Player de musica

apt-get install rhythmbox


Thunderbird - Cliente de e-mail

apt-get install mozila-thunderbird


Totem - Player de vídeo (não lembro se já vem na instalação, se não tiver instale)



apt-get install totem


Instale agora pacotes de audio e vídeo, utilizando o seguinte comando:


sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras


Agora instale o Medibuntu, que contém todo um pacote multimídia:

$ sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/jaunty.list --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install medibuntu-keyring
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install w32codecs


Pronto, até esse momento você configurou seu navegador de internet, instalou o aMSN, instalou pacotes multimídias e programa de correio eletronico, porém vai notar mais uma coisa que precisa ser configurada o Java, sendo o post final da sequência Ubuntu Netbook Remix.

Até o próximo Tecnopost!



2 comentários:

Luzo disse...

Muito bom este artigo, é uma mão na roda, deveria ter lido antes de mudar a área de trabalho pro modo clássico, hehhe.

Algimas considerações, para muita gente é interessante instalar o java e flash player, instalei automaticamente pelo firefox quando ele perguntava pra instalar os plugins necessário, agora tem que escolher a opção original e não genérica, senão dá erro. No caso do Java o pacote sun 6.0 e do flashplayer o adobe.
Outra coisa, não sei se foi coisa da versão "clássica" mais ele fez uma atualização de mais de 200 megas, ai eu voltei pra o modo do desktop neetbook e o mouselag desapareceu.
No mais o desktop versão netbook não tem a opção de intalar programas, tendo que fazer isso pelo terminal mesmo, tornando menos intuitivo, nada grave, e tb alguma janelas aparecem cortadas, não cabendo na tela, o que dificulta apertar o botão ok ou coisa que valha.

Tecnoboy disse...

Que bom que gostou do artigo, já disponibilizei a versão final dessa triologia, depois dá uma conferida :)

E realmente todo mundo só descobre o problema da área de trabalho no modo clássico depois que observa o problema, né? rs

Realmente o Java faz falta, já disponibilizei um tutorial no post final, e essa atualização no modo clássico eu não havia tentado, mas parece interessante, fica de dica pro pessoal.

Obrigado pela sua contribuição, são essas coisas que fazem da internet um ambiente colaborativo e bastante útil.

Abraços do Tecnoboy!