300 x 250 Ad Space

28 novembro 2008

Como saber se um produto presta?

Vai chegando o final do ano, com ele o Natal e os presentinhos, como as pessoas sabem que sou ligado ao mundo da tecnologia sempre me perguntam que produto escolher, se determinado produto presta ou o que eu recomendo... A resposta é simples: "VOCÊ QUER O QUE? PRA QUE? E PORQUE?" pois cada produto é feito pra um perfil de usuário, isso se chama SEGMENTAÇÃO DE MERCADO, mas vamos por partes...

Quando surge a necessidade, ou desejo, de comprar um eletronico devemos primeiramente pensar tudo o que queremos fazer com esse produto, devemos analisar e colocar na ponta do papel quais funções um produto deve realizar...

Para ilustrar melhor tudo isso, vamos utilizar o exemplo do Raphel Madeira, 24 anos (ele pediu pra colocar 25 pra não sofrer piadinhas... rs), Assessor Administrativo, futuro Designer Gráfico, que adora visitar os amigos.

O Raphel é um cara moderno, membro da Geração Y (isso mesmo nós que crescemos com a tecnologia ao lado e não abrimos mão dela) que adora Jogar no PC, editar imagens e armazenar seus seriados favoritos (que são muitos). Como ele decidiu ter mais mobilidade quer trocar seu Desktop por um Notebook, porém milhares de duvidas assombrosas vieram a sua cabeça, o demônio da indecisão tecnológica insistia em encher sua cabeça de paranóias, o deixando confuso e desesperado.

Como ele é um usuário que utiliza recursos mais pesados procura por um equipamento com bons recursos de hardware e bons recursos visuais, e no processo de escolha do equipamento ele não sabia que tipo de equipamento escolher e principalmente qual marca escolher. me pediu um conselho tecnológico e o conselho que dei a ele é exatamente o que vou lhes dizer agora, em 3 passos:

1 - Qual a finalidade do uso do equipamento? você quer um super computador pra jogos e imagens ou algo leve e pratico para usar somente quando estiver na rua?

Se a resposta for um computador para recursos pesados, como edição de imagens, vídeos e jogos, você vai precisar de um Hardware mais pesado e bons recursos de vídeo. Se sua escolha for algo leve e pratico para usar apenas internet, msn, pacote office e outras aplicações nesse perfil, você pode pensar em um UMPC.

2- Qual marca escolher? e onde comprar?

Eu não sou xiita de marcas, acredito que todas tem seus pontos positivos e negativos, cabe a você avaliar os pros e contras da mesma. Sempre que me perguntam se uma determinada marca é boa eu pergunto sobre a configuração do equipamento e pergunto a necessidade da pessoa, ai avalio se aquele equipamento vai atender as necessidades da pessoa, caso positivo, ai sim eu vou avaliar a marca, eu sempre analiso de acordo com as experiências do usuário, ou seja, sempre procuro pela opinião e pela experiência de quem realmente tem aquele produto, somente os usuários podem nos dizer possíveis defeitos e problemas. Os pontos que analiso nesse caso são os possíveis defeitos que já surgiram com os usuários e como eles foram resolvidos... Problemas todos os equipamentos estão sujeitos, mas a ocorrência freqüente desses mesmos problemas já é algo grave.

Em relação aonde comprar eu sempre preferi comprar por lojas virtuais, que além de serem mais baratos que lojas físicas tem um estoque de variedade de produtos maior. Mas tudo isso depende do quanto a pessoa é ansiosa, porque não é fácil esperar até 7 dias, ou mais em alguns casos, até o produto chegar. No caso de lojas virtuais eu faço o mesmo que as marcas, pesquiso a ocorrência de demoras na entrega, problemas com garantia e problemas com pagamento.

*** EU NÃO IA ESCREVER SOBRE A GARANTIA, MAS NO MOMENTO EM QUE ESTAVA ESCREVENDO ESTE POST, VEIO UMA CLIENTE AQUI NA MINHA LOJA FISICA PEDINDO GARANTIA DE UM PRODUTO SEM NOTA FISCAL E SEM HAVER REGISTRO DA VENDA DAQUELE PRODUTO NO MÊS QUE ELA DISSE TER COMPRADO, E O PIOR AS INFORMAÇÕES NÃO BATIAM E ELA COMEÇOU A SE CONTRADIZER ***

3- E a garantia? como fica?

Primeiramente, sempre que comprarem um produto exijam nota fiscal, esse é um direito do consumidor, além de ser a UNICA forma de ser provar a compra de um produto ou de se procurar o PROCON caso algum problema venha a acontecer.

Também analisem bem o termo de garantia e o tempo que ele diz que o produto está garantido, caso não haja esse documento você só poderá recorrer com a GARANTIA LEGAL e essa prevê 30 dias de garantia para produtos não duráveis (frágeis, perecíveis, etc) e 90 dias de garantia para produtos de vida longa (computadores, carros, etc).

...

Essas são as dicas que costumo dar e no geral atendem a todas as pessoas e a todos os produtos :)

Espero que tenha os ajudado e boas compras de Natal!!!

Até o próximo tecnopost!!!! o//