300 x 250 Ad Space

06 fevereiro 2008

Livros escritos em celular entre os mais vendidos

Segundo uma matéria do The New York Times, os livros escritos em celular estão virando best-sellers, isso mesmo a nova onde do Japão são os livros escritos completamente utilizando apenas um telefone celular. Até algum tempo atras os romances escritos por celular não eram respeitados, sendo considerado um subgênero literário, foi quando no ranking dos dez livros mais vendidos em 2007 cinco deles foram livros escritos totalmente em celulares, o que abriu um novo segmento no mercado literário.
Os livros de celular foram escritos para celulares, por isso consistem em historias de sentenças curtas como nos SMS, se tornando diferentes dos romances convencionais. O que mais causou polemica na mídia japonesa é o fato de que os três primeiros livros no topo dos mais vendidos foram escritos por romancistas estreantes, com suas primeiras obras, o que surgiu a grande duvida "Será que os romances de celular matarão 'o escritor'?", os leitores dessas novas obras dizem que os leitores de mangás e quadrinhos se adaptam mais facilmente a essa nota tipologia de livros e contos, já os criticos dizem que esse novo genero, devido a baixa qualidade literaria, vai acabar com a literatura tradicional japonesa.
Um das autoras de destaque em 2007 com seus livros mobiles foi Rin, que com 21 anos escreveu o livro "Se você" em apenas seis meses nos horarios livres do seu ultimo ano do segundo grau, sempre escrevendo no trem a caminho de seu emprego e nas horas vagas, seu livro foi lançado em 2007 contendo 142 paginas e foi escolhido pelos leitores como o melhor livro escrito em celulares, atingindo 400 mil cópias, se tornando o quinto livro mais vendido do ano passado. Rin declara que nem a própria mãe sabia que ela estava escrevendo um romance, ela postava seus contos parcialmente na internet e usava somente um nome, ninguem acreditava que ela estaria escrevendo um livro, quando contou somente acreditaram quando viram seu livro a venda nas lojas.
O novo gênero liteario surgiu em meados de 2000, quando o site "Maho no i-rando" notou que muitos blogueiros estavam escrevendo historias e romances em seus blogs, foi quando o site criou uma ferramenta para subir arquivos em andamento e criou o romance em folhetim para celulares, porém a febre só disparou três anos depois, mas ainda o valor não era tão significativo, após o novo genêro literario cair na midia o site alerta que o numero de usuarios subiu para mais de um milhão.
As operadoras de telefonia celular estão vendo oportunidades para lucrar com isso, estão criando pacotes de dados e mensagens de texto ilimitados com tarifa mensal unica.
Tudo isso fez com que o celular, entre os japoneses, se tornasse o eletronico mais importante entre jovens de até 25 anos, superando até os PCs e Notebooks.

Rin Autora do livro "Se você"

Vocês ainda tem duvidas de que a mobilidade vai revolucionar o mundo ? eu nunca duvidei.
Até o próximo Tecnopost.

2 comentários:

Gábi disse...

Poizé, eu escrevo poesias no meu celuar, será que vou ficar famosa?
hsuiashuiashuiashia =D

Blog boom =D
Beijão =*

Bia disse...

Bom..pelo menos essa garota ganhou um trocado com suas horas vagas..usou a cabeça!

Nunca pensei que a tecnologia chegaria a esse ponto.. Ahhh esses japoneses..


Gradei um bucado daki!
bjus*