300 x 250 Ad Space

12 fevereiro 2009

Dia da Internet Segura

No dia 10 de Fevereiro de 2009 comemorou-se o Dia da Internet Segura, com iniciativa da INSAFE. O objetivo geral dessa data é divulgar formas de se proteger contra crimes e problemas no mundo virtual informando os usuários sobre os direitos dos cidadãos na utilização de novas tecnologias, evitando assim possíveis abusos.




O Brasil é um dos 65 países que apóiam essa iniciativa em 2009, e que realizou atividades educativas e de prevenção. O órgão responsável pelo evento no Brasil é o Ministério Público Federal e a SaferNet Brasil.

Os seres humanos são regidos pelos Direitos Humanos e isso rege as normas de conduta social da população, protegendo a vida de todos contra abusos. Porém a Internet se tornou extensão de nossas vidas, onde conhecemos pessoas, nos informamos, trabalhos, estudamos, mantemos contato, brincamos, adquirimos cultura e diversas outras coisas. Logo crimes e abusos podem acontecer nesse ambiente virtual, que por ser relativamente novo, não conta com legislações definida ou formas de policiar e penalizar todos esses crimes.

A internet, como a vida, nos oferece um caminho duplo onde existe os mais diversos tipos de pessoas. Assim como o mundo oferece riscos e pessoas malvadas, a internet contém essas mesmas pessoas, só que de uma forma mais mascarada, pois você nunca sabe exatamente quem é ou o que é a pessoa do outro lado da tela.

A falsificação de identidade na internet é algo que cresce gradativamente, isso fica bem evidente nas redes sociais onde existem os chamados "perfis fake", onde uma pessoa se passa por outra.

Por tudo isso devemos manter o sigilo de nossa identidade, procurando não divulgar os nossos contatos pessoais, como endereço e telefone, ou informar dados que possam comprometer nossa segurança, como passar o nome da escola que se estuda ou empresa que se trabalha.

A SaferNet Brasil é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sem vinculação político-partidária, religiosa ou racial, como ela mesmo se descreve, que age na defesa dos Direitos Humanos na Internet. Ela nos oferece dicas e um canal de denuncias acaso você sofra ou conheça alguém que sofra de algum dos crimes internéticos, que são:

  • Pornografia infantil,
  • Pedofilia,
  • Racismo,
  • Neonazismo,
  • Intolerância religiosa,
  • Apologia,
  • Incitação a crimes contra a vida,
  • Homofobia,
  • Maus tratos contra os animais.
É isso ai galera, tenham consciência que na internet as coisas são um pouco nebulosas e naqueles momentos de conhecer aquele amigo virtual chegado escolha sempre locais públicos e movimentados e evitem maiores problemas!!!!

Vamos nos unir e transformar a internet em um lugar seguro e saudável para todos!

Até o próximo Tecnopost!

1 comentários:

Anônimo disse...

oi tecnoboy, tenho vergonha de falar no twitter, entao vou perguntar por aqui. onde vc ouve a elenita? abraçoss =D