300 x 250 Ad Space

12 setembro 2009

Ubuntu Netbook Remix - Parte I

Olá Tecnoreaders, como todos sabem eu tenho um Asus EEE Pc 701, e quando o comprei ele veio com o Linux Xandros, no qual usei por um tempo, mas não me adaptei, então meses depois migrei para o Windows XP, mas a performance do XP no EEE não me agradou o suficiente, eu achava o sistema um pouco lento e cheio de problemas, foi quando tomei uma decisão (sábia decisão) de procurar outros sistemas operacionais, quando me deparei com o Ubuntu Netbook Remix.

Essa versão do Ubuntu é adaptada para Netbooks, e possui um ótimo desempenho nessas máquinas, entre o Linux Xandros, o Windows XP e o Ubuntu Netbook Remix, com certeza o Ubuntu tem a melhor performance. Palavras de quem já usou os 3 sistemas operacionais no Asus EEE Pc 701.

Para quem deseja se aventurar nessa emocionante "viagem pinguinizada", eu já aviso, é um caminho sem volta, quando vocês experimentarem essa maravilha, vão se deliciar tanto que vai ser difícil voltar atrás. Se você está assustado e com medo porque não sabe mexer em Linux, não se preocupe, vou ensinar as instruções de instalação e configuração da máquina em vários posts e acreditem, essa distro de Linux é totalmente intuitiva.

Agora vamos ao que interessa, a instalação do Ubuntu, sigam as instruções abaixo:

Passo 1

Baixe aqui o .img do Ubuntu Netbook Remix, que tem algo em torno de 900MB.

Passo 2


  1. Faça download do Disk Imager, aqui.
  2. Insira um Pen Drive
  3. Verifique a unidade de disco que seu Pen Drive foi montado.
  4. Inicie o Disk Imager.
  5. Selecione o arquivo .img que você baixou e a unidade usb que seu Pend Drive foi montado e pressione o botão Write.
  6. Espere até completar o processo e remova o Pen Drive.
Passo 3


  1. Baixe o Flashnul, aqui.
  2. Insira o Pen Drive.
  3. Vá em Iniciar>Executar e digite cmd, vá até a pasta onde você descompactou o arquivo Flashnul via linha de comando e quando estiver lá digite flashnul -p e uma lista aparecerá, anote então o número referente ao seu Pen Drive.
  4. Digite agora flashnul NúmeroDoSeuPenDrive -L \path\to\downloaded.img
  5. Uma pergunta será feita, digite yes
  6. Pronto, pode remover o Pen Drive.
Passo 4

  1. Coloque o seu Pen Drive no EEE Pc e selecione na Bios para dar Boot via USB.
  2. Ao iniciar o EEE Pc um instalador bastante intuitivo irá aparecer.
  3. Seleciona a segunda opção, para instalar o Ubuntu Netbook Remix.
  4. A partir daqui a instalação é quase automática, você terá que selecionar apenas o disco, selecionar para usar o espaço total e informar alguns dados como localização geográfica, fuso horário e layout do teclado.
  5. Seu EEE Pc vai pedir pra você apertar um botão e vai reiniciar no final da instalação, e na reinicialização vai aparecer uma mensagem pedindo para você retirar seu Pen Drive e depois pressionar enter.
  6. Quando o sistema carregar totalmente você verá a interface abaixo, porém nos primeiros segundos de uso vai notar que o sistema parece super lento, isso se trata de um bug chamado Mouse-Over que oferece um desempenho lento ao passar o mouse sobre os ícones, mas acalmem-se, vou ensinar a resolver esse bug no passo 6.



Passo 5

Existem vários modos de resolver o problema do Mouse-Over, mas vou ensinar aqui o mais simples e pra esse passo você vai precisar estar conectado a internet, portanto o passo 5 é especialmente pra quem usar conexão a cabo que requer autenticação de usuário e senha, se você se conecta por Wifi pule para o passo 6 e se conecte via Wifi clicando no ícone de conexão ao lado do relógio.

  1. Ao lado do relógio você vai verificar um ícone de conexões, ele tem o símbolo de barrinhas, como comumente se vê em conexões Wifi, ao clicar nele vai ter um menu, selecione a opção Conexões VPN>Configurar VPN.
  2. Na janela que se abrir selecione a aba Com Fio e delete o item Auto eth0, nesse momento vai ser necessário digitar a senha que você definiu na instalação do sistema.
  3. Na aba DSL clique no botão Adicione e uma tela irá surgir.
  4. Em Nome de usuário coloque o e-mail do provedor de acesso, em Serviço digite o nome que dará a essa conexão e na Senha a sua senha de acesso ao provedor de internet, preenchido, pressione Aplicar.
  5. Para se conectar é só clicar no ícone de internet ao lado do relógio e selecionar a conexão DSL que você criou. Se a conexão não aparecer na lista, reinicie o Netbook e plugue o cabo de rede. Pode ser que não se conecte de primeira, mas após 3 tentativas ele passa a se conectar normalmente.
Nota: Algumas telas, como nessa configuração não cabem no Ecrã do EEE Pc, por isso pressione CRTL+ALT+Botão do Mouse nas áreas sem campos de preenchimento da tela e arraste a janela, ela irá se movimentar.

Passo 6


  1. Abra o Terminal em Acessórios>Terminal, ou pressione Alt+F2 digitando xterm, quando o terminal abrir digite:

    wget http://launchpadlibrarian.net/24767281/linux-image-2.6.28-11-generic_2.6.28-11.40_i386.deb
    wget http://launchpadlibrarian.net/24767282/linux-headers-2.6.28-11-generic_2.6.28-11.40_i386.deb
    wget http://launchpadlibrarian.net/24767280/linux-headers-2.6.28-11_2.6.28-11.40_all.deb


  2. Quando os arquivos estiverem baixados, digite no terminal:

    sudo dpkg -i linux-*


  3. Quando o processo terminar reinicie o computador, e o mesmo estará normalizado.

  4. Quando o computador ligar novamente, você vai precisar gravar um último comando para que essa configuração não se perca com futuras atualizações do sistema, para isso volte ao terminal e digite:

    sudo aptitude hold linux-image-2.6.28-11-generic linux-headers-2.6.28-11-generic linux-headers-2.6.28-11

Pronto, agora seu Ubuntu Netbook Remix está instalado e pré-configurado, você já pode começar a brincar com o bixinho e descobrir suas ferramentas.

No próximo post trarei dicas para customizar o Ubuntu e torná-lo mais usual, assim como dicas para instalar alguns programas.

Até nesse momento você pode verificar que ainda sobram 1,4GB livre dos 4GB existentes em espaço físico.

Espero que tenham gostado do tutorial até aqui e não percam o próximo Tecnopost.

5 comentários:

Marcio (mex) disse...

por favor, instalei o ubuntu remix, porém fiz algo que fez com que a barra do gnome sumisse, agora abre o sistema com a tela em branco (papela de parede apenas) e o icone da unidade comente, como faço para voltar ao normal

Tecnoboy disse...

Márcio,

A resposta para sua pergunta está na sequência dessa série de postagem, você pode acessar diretamente pelo link:

http://tecnologicamagia.blogspot.com/2009/10/ubuntu-netbook-remix-parte-ii-final.html

Abs.

Tecnoboy

Rudah Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rudah Silva disse...

olá, tuido bom?
O UNR nao reconhece meu driver de video.. ele põe em 1024x768 e minha resolução tem que ser 1024x600... (fica um pedaço de baixo sumindo na tela)sabe de algo q talvez possa me ajudar?... ou alguma distro que aceite essa configuração...
grato!
Atenciosamente
Rudah!

fiz a burrada de comprar um proview PC-81001 =/
vlw

=)

Tecnoboy disse...

Rudah, tudo bem e você?

Todos os netbooks tem esse problema da resolução, mas se você for nas opções do vídeo provavelmente deve encontrar uma resolução mais próxima da oferecida pelo seu aparelho, já tentou fazer isso ou a opção de 1024 x 600 não existe em seu aparelho? Geralmente se não existir você encontra a 800 x 600

Eu lembro que todos os Sistemas Operacionais (Windowns, Xandros e UNR) que utilizei no meu EEE PC 701 (quando ele era vivo, que Deus o tenha e que a assistência técnica o reviva) apresentaram esse problema, mas mexendo nas configurações de vídeo consegui resolver.

Existe na internet também alguns programinhas que alteram a resolução, mas acho que só tem pra Windowns.

Se não conseguir mudar mexendo nas configurações de vídeo, me escreve novamente que te ajudo a encontrar os programinhas.

Não gostou do Proview PC-81001? Quer escrever um Review para colocar aqui no blog?

Abração.

Tecnoboy