300 x 250 Ad Space

02 novembro 2009

Proteção total ao seu Pen Drive

Como alguns sabem eu comecei a dar aulas no SENAC em um curso de Hotelaria, área que sou Graduado e gosto muito, apesar de ter um blog sobre Tecnologia eu não sou formado em TI e nem trabalho com isso, mas porque estou dizendo isso? bom, essa semana na sala dos professores eu fiz a besteira de tentar arrumar um slide que ia usar na aula em um dos computadores públicos para professores, e adivinhem o que aconteceu? meu Pen Drive pegou vírus e todas as minhas pastas viraram arquivos executáveis, chamei o técnico da unidade e ele disse que eu tinha perdido tudo, fiquei inconsolado porque eu não havia back-up de todos os arquivos do Pen Drive no PC, logo eu teria perdido semanas de trabalho.

Por causa desse problema tive que começar a aula atrasado e só consegui dar aula com slides, porque eu havia enviado uma cópia dos slides no dia anterior para o meu e-mail, pura sorte isso.

Saindo da aula bastante inconsolado e aflito passei na frente de uma empresa de assistência de computadores, parei e expliquei a situação (é claro que eu poderia esperar pra chegar em casa e resolver o problema, mas eu estava aflito) o técnico disse que iria tentar recuperar meus dados, e alguns minutos depois ele conseguiu e eu não perdi nada, me senti tão feliz e agradecido que desse dia em diante resolvi me proteger mais.

Pesquisei soluções primeiramente de Back-Up automático do Pen Drive, mas como assim? bom vou explicar, esse programa sincroniza os arquivos do Pen Drive com uma pasta no PC automaticamente, você pode editar arquivos tanto de um lado, como do outro e ele faz uma comparação de arquivos para ver qual é mais recente e faz a cópia do arquivo para o lado desatualizado, por exemplo, eu tenho uma apresentação em slides em ambos os destinos, mas durante a aula alterei algo no Pen Drive, ao chegar em casa eu abro o programa e sincronizo, o sistema verifica que editei o arquivo no Pen Drive e faz a substituição do arquivo antigo do PC pelo arquivo recente do Pen Drive, simples não é?




O programa se chama Allway Sync e pode ser baixado aqui, o programa é bastante simples e vou explicar resumidamente como utilizá-lo:

  1. Instale o programa e o execute
  2. Vá na opção Language e selecione Português - Brasil
  3. Clique com o botão direito do mouse em "New Job 1" e selecione "Adicionar nova"
  4. Uma aba será criada com nome "Nova Associação 1"
  5. Selecione com o botão contrario do mouse a aba "New Job 1" e clique em "Remover"
  6. Note que existem dois caminhos a serem selecionados, no da esquerda selecione uma pasta do computador e no da direita selecione o Pen Drive, esses caminhos ficam entre uma seta dupla
  7. Após isso clique no botão Analisar, na primeira vez ele vai fazer algumas perguntas numa lista que se abrirá, nos itens de "Mensagens Importantes" clique em ignorar em todos os itens, isso acontece apenas na primeira vez
  8. Após isso clique em Sincronizar e espere o final do processo
  9. Pronto você sincronizou a pasta do seu PC com o Pen Drive
Toda vez que quiser sincronizar esses dispositivos é só clicar em "Analisar" e depois "Sincronizar", lembre-se que você pode criar várias abas, uma para cada dispositivo.

Agora você tem o Pen Drive sincronizado com o PC, ótimo, se acontecer de perder seu Pen Drive ou ele queimar terá seus arquivos salvos no PC, um grande alivio né? mas e os vírus? bom tome muito cuidado onde espeta sua memória flash, mas as vezes é inevitável e você tem que usá-lo em lugares não tão seguros assim, para isso utilize o MX One um Anti-vírus para Pen Drive que pode ser baixado aqui. Quando terminar de baixar utilize o instalador para instalar o programa no seu Pen Drive, após isso é só fazer Scan do Pen Drive sempre que for utilizá-lo em maquinas suspeitas, para isso execute o arquivo "Mx One.exe" disponível no diretório principal do seu Pen Drive.



Utilizando essas dicas você estará muito seguro contra perdas de dados na sua memória flash.

Espero que tenham gostado de mais uma Tecnodica!

Até o próximo Tecnopost!

3 comentários:

Helo disse...

hahahhahahahhahahahahhahahahahhaha

Tadinho de vc, Cris!!! tá parecendo o Luquinhas!!!!!!!!!

lembra do pen drive dele????hahahahha

bjos

Cristiano Borges disse...

Inesquecivel o Pen Drive do Lucas, sempre cheio de vírus e a gente morria de medo kkkkkkkkkk

Mas agora estou protegido, xô vírus!

Anônimo disse...

Great writing! I want to see a follow up to this topic :P

Hannah