300 x 250 Ad Space

02 setembro 2013

Faxina nas redes sociais

Os anos vão se passando, e nossas redes sociais vão se enchendo cada vez mais... São amigos de faculdade, pessoas que conhecemos em viagens, familiares, amigos virtuais, vizinhos, contatos de trabalho e por aí vai. O que é 100 vira 1000 em pouco tempo.

O objetivo das redes sociais é exatamente isso, manter contato com pessoas que conhecemos, porém será que fazemos isso de maneira adequada?

Nos últimos meses venho passando por um problema: o excesso de amigos e seguidores em todas as minhas redes sociais. Com esse excesso eu não conseguia mais acompanhar as postagens e conteúdo de quem realmente importava. Eram tantas postagens que eu simplesmente não acompanhava mais nada de ninguém e ficava a mercê de uma grande quantidade de informações irrelevantes.

A minha primeira preocupação foi em relação a privacidade, fiz até uma postagem falando sobre isso aqui no blog.

Refletindo um pouco mais profundamente consegui detectar alguns pontos:
  • A internet expõe nossa vida. Quem realmente desejo que saiba coisas sobre mim?
  • Quem é amigo e quem é contato duvidoso?
  • Se eu não gosto da postagem da pessoa porque tenho que ser obrigado a manter contato com ela?
  • Pessoas que sempre fazem comentários negativos, opostos ou cheio de críticas destrutivas são realmente pessoas que queremos ter por perto?
  • E aquele contato que te adicionou, você não sabe quem é, e nunca te mandou nem um "oi"?
Com base em todos os argumentos acima, decidi fazer uma grande faxina nas minhas redes sociais.


Após analisar profundamente a lista de amigos/seguidores eu decidi adotar o seguinte processo:
  • Perfis abandonados que não atualizam há mais de um ano. (Apagados)
  • Perfis potencialmente fakes. (Apagados)
  • Pessoas das quais não gosto da postagem. Se é uma pessoa qualquer: apagado. Se é uma pessoa do dia-a-dia: ocultado do feed de notícias.
  • Sites e perfis de empresas com muitos updates por dia. (Apagados)
  • Pessoas que não me inspiram confiança. (Apagados)
  • Pessoas que me adicionaram e nunca interagiram. (Apagados)
  • Pessoas que sempre me criticam nas redes sociais de forma destrutiva. (Apagados)
  • Pessoas com excesso de trollagem. (Apagados)
  • Pessoas vulgares e que produzem conteúdo de baixo calão. (Apagados)
Apliquei as regras no Facebook e depois no Twitter. Vi a timeline clarear, vi postagens de amigos que não via a muito tempo aparecer. Vi uma redução gritante de conteúdo que não me agrada.

No Twitter além de aplicar as regras acima, decidi ir além. Se eu não sigo a pessoa é porque de alguma forma não me agrada suas postagens, logo se não me agrada e não conheço a pessoa porque vou querer que ela fique acompanhando tudo o que posto?

Com base nisso, haviam 1521 pessoas me seguindo, sendo que eu estava seguindo 608. Decidi ver quem eram essas pessoas e vi que eram pessoas das quais eu não queria manter contato. O que decidi fazer então? Fazer elas deixarem de me seguir. Você deve estar se perguntando como, certo? Simples, na lista de seguidores tem um botão (unfolloow, follow, block), primeiro dava block (isso fazia a pessoa parar de me seguir automaticamente) e depois desbloqueava.


Ao final dessa limpeza, agora tenho 586 seguidores no Twitter e decidi seguir alguns perfis de notícias importantes que não fazem muito spam, logo fiquei seguindo mais pessoas do que me seguem (fato inédito). E nesse processo observei que as pessoas que mais implicavam comigo estavam aí no meio dessas que eu nem seguia.


Sem contar que identifiquei muitos e muitos usuários fantasmas, que são usuários que parecem ser espiões, sejam eles bots ou stalkers.

Com essa limpeza já sinto tudo mais leve. Se você for fazer esse procedimento na suas redes vai ver quanta gente existe lá que já não faz o maior sentido. Você costuma olhar sua agenda de telefone constantemente? As vezes você encontra coisas como "Radio Taxi Buenos Aires" que você salvou quando foi pra lá anos atrás e esqueceu de apagar. Que utilidade isso tem para você atualmente? NENHUMA! então pra que manter esse tipo de contato? Com as redes sociais é a mesma coisa.

Inicie sua limpeza agora mesmo e boa sorte!

0 comentários: