300 x 250 Ad Space

30 dezembro 2013

É preciso ter equilíbrio

Vamos ali tomar um café e quando percebemos já se passaram 3 meses sem fazer nenhum post no blog. O motivo de tudo isso foi explicado no post "Sugadores" de tempo e produtividade. Seja como for eu não poderia fechar esse ano sem uma postagem.

Nesse meio tempo me mantive fiel ao meu propósito, continuei longe do twitter, reduzi o acesso a redes sociais, passei a acessar menos o e-mail (apenas duas vezes por dia) e abandonei a TV. Minha rotina foi exaustiva até 15/12 e após isso decidi relaxar um pouco e retomar o planejamento apenas em janeiro.

O que aprendi com tudo isso? Bom, a primeira coisa que aprendi foi sem duvida a entender que não é possível fazer tudo, não há formas de criar novas horas no dia, mas é possível estabelecer prioridades. A tentação por ver mais um episódio de seriado antes de dormir até parece uma boa coisa na hora, mas no dia seguinte você verá que sacrificou uma valiosa hora de sono e sua produtividade durante o dia foi pro brejo. 


Quando você se determina a fazer muitas coisas você entende que existe toda uma limitação por trás e por isso é preciso fazer alguns sacrifícios, mas sempre devemos balancear. O equilíbrio entre vida pessoal, de estudante e de trabalho são importantíssimos, e sempre vamos nos sentir tentados a ir pro lado mais fraco da força: o pessoal.

Quem não prefere ver um seriado e tomar um choppinho com os amigos ao invés de ficar em casa estudando legislação? Porém dosar e equilibrar ambas as coisas é importante. É preciso estudar, é preciso trabalhar, mas é preciso também reservar um tempinho com os amigos. A vida pessoal é tão importante quanto nossas outras facetas.

Deixar de se alimentar bem, deixar de dormir, de fazer academia e de relaxar, vão comprometer principalmente a nossa saúde, sendo um tiro no escuro com morte silenciosa. E não é exagero não, esse ano tivemos um episódio lastimável onde uma Redatora morreu após trabalhar três dias seguidos na Indonésia. A notícia como um todo parece um absurdo, mas muitas pessoas sacrificam alimentação, sono e exercícios em prol do trabalho, o resultado quanto a isso vai ser sempre negativo, se não levar a morte, com certeza vai comprometer bastante a saúde.

O meu recado aqui é que vocês saibam balancear a vida de vocês para que tudo esteja sempre em equilíbrio.

Aproveitem esse clima de final do ano, não para fazer resoluções de ano novo, mas para planejar de forma real como podem melhorar a vida de vocês. Criem uma lista de coisas que precisam e gostariam de fazer em 2014, vejam as possibilidades de fazer cada coisa e como isso vai se encaixar no seu horário, e se há possibilidade real de fazer tal coisa acontecer.

O que vejo é muita gente criando resoluções de ano novo que jamais vão se tornar reais, porque milagres nesse sentido não acontecem. 

O mais sensato então é criar um planejamento, afinal de nada adianta você querer, por exemplo, fazer aulas de violino se você não dá conta nem do que já faz atualmente, quem dera de incluir um novo compromisso. Sejam realistas!

Também não tenham medo de cortar coisas que já fazem que só atrapalham sua vida, se arriscar e mudar quase sempre será positivo. Esse ano para mim foi um ano de muitas mudanças profissionais e também de rotina e postura, e vários desses assuntos foram abordados nos posts:
Amanhã será o último dia do ano, e ainda essa semana iniciaremos 2014. O que desejo nesse novo ano para os meus leitores? EQUILÍBRIO. Que vocês possam ter um ano equilibrado, que possam se planejar e fazer as coisas que precisam com produtividade. Se vocês tiverem equilíbrio, então poderão atingir qualquer outro objetivo. Um feliz 2014 a todos e até lá.

1 comentários:

simone disse...

Equilíbrio é tão, mas tão importante, Cris...
Gostei muito do texto.
E que venha um equilibrado 2014 para todos nós!
SimoneZac