300 x 250 Ad Space

28 maio 2009

A paciência, a sociedade moderna e os serviços



As pessoas hoje em dia têm estilos de vida atribulados, estão sempre correndo pra lá e pra cá e quase não tem tempo pra nada. Se antes as pessoas não tinham muito dinheiro, mas tinham tempo, hoje elas têm dinheiro, mas não tem tempo.

Esse não ter tempo acaba interferindo na forma como os usuários e consumidores se comportam.

O novo comportamento consiste em pessoas sem paciência, pessoas que querem tudo em um segundo e que acabam se tornando pessoas estressadas.

Uma pesquisa foi realizada em grandes capitais do mundo, colocando uma câmera e um cronômetro para observar o comportamento dos elevadores em prédios comerciais, em linhas gerais o que se constatou foi que o elevador demora alguns segundos para fechar a porta, e após apertar o botão as pessoas na média apertam mais quatro vezes antes da porta fechar.

Esse tipo de comportamento vai se espalhando em todos os setores e áreas comerciais e pessoais, com algumas pesquisas que realizei obtive os seguintes resultados:

Serviço
Tempo tolerável
Sentimento após esse tempo
Room Service
15 minutos
Insatisfação
Suporte técnico
5 minutos
Irritação
Filas
10 minutos
Irritação
Abertura de Site
5 segundos
Insatisfação com a conexão
Vídeos web
30 segundos
Perda de tempo
Fast Food
3 minutos
Raiva, por acaso é slow food?
Disk Pizza
30 minutos
Esqueceram meu pedido
Atendimento telefônico
3 toques
Não tem ninguém pra atender
Resposta de e-mail
12 horas
Será que enviei o e-mail errado?

Essas são as médias que encontrei em alguns tipos de serviços, o que prova que as pessoas estão realmente ficando sem paciência.

E o que isso interfere em Tecnologia? Em tudo! Cada vez mais as pessoas querem maiores velocidades de conexão, melhor acessibilidade, melhor organização em sites, sistemas de e-mail eficiente, facilidade de localização de informações, etc.

As empresas ligadas a Tecnologia e Comunicação precisam se adequar aos novos comportamentos do consumidor e realizar serviços mais simples e mais eficientes.

Acredito que assim como é valido para decoração de ambientes é valido para o design de documentos eletrônicos, sites e slides com animações, apresentações em flash, muitas imagens, muitas cores, ou seja, coisas muito carregadas geram insatisfação para o usuário. Isso impacta em menos acessos, menos abrangência do serviço e maior dificuldade de compreensão de conteúdo.

Aqui fica a minha dica para as empresas!

Até o próximo tecnopost!

1 comentários:

Fala Rapha disse...

u.u mas o botão do elevador dá angustia mesmo pow. parece enfeite a porra.