300 x 250 Ad Space

17 dezembro 2009

Dicas de Produtividade Móvel


Hoje escrevi lá o blog da Garota Sem Fio sobre algumas dicas de produtividade e acho que ficou legal o que escrevi, então resolvi postar aqui o comentário que fiz lá. Acho que essas dicas podem ajudar muitas pessoas que procuram ser mais produtivas.

A minha dica de produtividade funciona na base do planejamento prévio das ações, funcionando da seguinte forma:

1- Fazer um brainstorm de todos os compromissos e tarefas que terei na semana que se iniciará, para organizar as idéias utilizo um mind map feito em papel, que fica fixado no meu mural. Já falei desse planejamento aqui

2- Todo o resultado do mind map (compromissos e tarefas) é organizado na agenda do meu N78.

3- Quando olho pra agenda do N78 consigo visualizar possíveis lacunas no tempo, podendo assim utilizar esse tempo para a próxima tarefa útil ou compromisso mais urgente se houver a possibilidade de adiar, exemplo: se hoje tenho 3 horas livres adio a construção de uma apresentação que programei para amanhã, fazendo com que amanhã eu tenha mais tempo livre. Acredito que adiantar hoje o trabalho conturbado de amanhã é a melhora forma de não acumular trabalho, pois já me vi em dias que dei aulas (sou professor) das 8h às 22h30 e nesses casos se não houver planejamento na construção do material das aulas BEM antecipado a chance de falhar é grande, afinal são 3 matérias distintas.

4- De nada adianta criar uma agenda que favoreça apenas o lado profissional, temos que incluir um tempo para nos cuidar como pessoa, para relaxar e ter cuidados com a saúde. Se nos focamos apenas em trabalho a chance de sabotarmos nossa agenda por tédio é grande. Para se trabalhar com qualidade, primeiro precisamos nos sentir bem como pessoa, isso é inegociável.

5- Também controlo a minha alimentação e sono utilizando o meu N78, mais precisamente utilizando o aplicativo Wellness Diary, onde registro: se tive uma alimentação saudável, se fiz exercícios físicos, quantas horas dormi, etc... Tudo isso eu posso comparar via gráficos que o programa me gera e ver os dias que fui irresponsável com minha saúde.

No final eu tenho compromissos e tarefas organizadas, trabalho adiantado, qualidade de vida e saúde, tudo isso por uma boa organização e muito planejamento, utilizando é claro o auxílio de dispositivos móveis.

0 comentários: