300 x 250 Ad Space

20 março 2013

Namoro a distância

Uma das principais coisas que a tecnologia, e principalmente a internet, trouxe para as nossas vidas foi expansão e acesso. Hoje temos acesso a qualquer conteúdo. As coisas estão mais perto de todos nós. Hoje é possível se comunicar em poucos segundos com alguém que está em Xangai via texto, há um tempo atrás isso nem sequer fazia parte do pensamento das pessoas.

Com a facilidade de comunicação e a possibilidade de falar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo ganhamos uma ferramenta que nos traz milhares de novas possibilidades.

Hoje em dia não é mais regra conhecer alguém em uma festa, em um bar ou apresentado por um amigo. Podemos conhecer pessoas sem sair de nossas casas. Tudo assim facilitado na tela do computador, do celular, do tablet.

E foi dessa forma que muita gente conheceu alguém que veio para preencher a lacuna. A lacuna que havia dentro do coração. Da tela fria do computador, histórias e mais histórias de amor todos os dias começam a tomar forma. Aquele ou aquela que você passou a vida inteira procurando, e que de repente surge de uma twittada, de uma cutucada ou de uma nova mensagem de e-mail.

O papo flui, os pontos em comum aparecem, a primeira foto trocada, o primeiro flerte, o primeiro "acelerar de coração". Tudo parece fluir. Porém a internet é onde está o mundo (ou seria o mundo que está na internet) e por lá se escondem muitos perigos, mas também muitos prazeres.

Conhecer alguém da internet exige cautela, cuidado, moderação. A regra todo mundo já aprendeu: se informe o máximo que puder, teste a pessoa, converse bastante antes, veja na webcam, fale por telefone, marque em um lugar público e sempre avise um amigo, ou alguém, que vai ir para um encontro desse tipo.

O encontro pode acabar não passando de um simples cafézinho com alguém que na telinha era fascinante, mas pessoalmente é um pé no saco. Ainda bem que não é sempre assim e tem muita gente que veio nos contar que a internet pode nos apresentar um grande amor ou apenas ser a ferramenta para manter uma história com alguém que você conheceu de forma "real", mas  como estão longe usam a tecnologia para driblar a distância.

Acompanhe a história de vários casais que tem muito a nos contar sobre como manter um relacionamento a distância...

Rafael e João
(por Rafael)

Nos conhecemos pessoalmente, por meio de um "amigo", que na verdade tinha interesse nos dois, mas como achava que nós dois não nos interessaríamos um pelo outro, resolveu marcar um chopp com os amigos e nos incluiu... a história toda é muito interessante, uma sucessão de fatos bem improváveis aconteceu e o resto é história. Ainda vamos escrever um livreto sobre o quão interessante foi nosso encontro! rsrsrsrs

Estamos juntos oficialmente há dois meses e desde o início do nosso relacionamento vivemos um relacionamento a distância. Eu moro no Rio de Janeiro/RJ e o João em Maceió/AL. Algo em torno de 1800 km eu acho.

Nos falamos pelo whatsapp o dia todo. Durante o dia usamos o telefone tb para nos falar, nos falamos pelo twitter, posts no facebook e a noite sempre fazemos um FaceTime. Temos cartões de relacionamento das cias aéreas para acumularmos milhas.

Para quem quer conhecer alguém pela internet a regra é sempre a mesma. Marcar para se encontrar num lugar público, com mais pessoas a volta; SEMPRE avisar a um amigo que você está saindo para conhecer alguém novo e pedir pra pessoa te ligar se você não der notícias em uma hora. Avisar ao amigo onde você está indo, onde está (quando chegar ao local). E nunca beber muito!

Quando vira namoro é preciso estar sempre em contato, tentando se encontar pessoalmente mais vezes conforme for possível, participar de tudo na vida da pessoa, mesmo que a distância.

Já estamos planejando morar juntos. LOGO! Loucura? Talvez... mas a vida é tão curta para não ser um pouco louco! rsrsrs

Mariana e Felipe
(por Mariana)

Nos conhecemos através de um amigo em comum, mas na época eu namorava outro cara. Um ano e alguns meses depois, eu já solteira, comecei a flertar com ele através do facebook e sms. Conquistei o bofe e estamos juntos há quase 4 meses.

Desde o início sempre existiu a distância. Desde quando nos conhecemos: eu moro em Suzano/Sp e ele em Ferras de Vasconcelos/Sp. Existe uma cidade entre Suzano e Ferraz - não chega a ser tão longe, mas a jornada de trabalho e faculdade "atrapalha" de nos vermos.

Estamos mantendo esse relacionamento já faz 4 meses. Raramente nos falamos por telefone/celular, creio que no tempo que estamos juntos nos falamos duas vezes. WhatsApp é o meio escolhido pra nos manter perto um do outro, até as DR's são por WhatsApp (mas que eu me lembre foi só uma). Outro meio que usamos bastante é o Facebook (foi por inbox que ele disse que sabia que eu gostava dele, e que também gostava de mim ^^).

Estar sempre presente, nem que seja com uma mensagem. E quando nos encontramos, nada de ficar brigando, lavando roupa suja. Já o vejo tão pouco (no máximo 4 horas por semana), prefiro usar esse tempo pra curti-lo.


No momento, o único jeito de diminuir a distancia é casando, mas nem eu e nem ele temos condição emocional e financeira pra isso. Ou ter um carro facilitaria e muito as coisas. Ou podemos ganhar na megasena e resolver esse e todos os outros problemas rs.

Guilherme e Lucas 
(por Guilherme)

Nossa história começou pela internet, pelo twitter. Eu comecei a segui-lo no twitter, daí ele me seguiu de volta (ou foi o contrário, não lembro), então começamos a conversar e foi rolando.

Quando nos conhecemos já morávamos longe. Uns 400km, ou 6 horas de ônibus e agora estamos namorando oficialmente há um mês, mas nos conhecemos e mantemos um relacionamento desde dezembro de 2012.

Normalmente nos falamos pelo facebook, e às vezes pelo skype. Sempre trocamos fotos, e no final do dia sempre tentamos conversar um pouco, perguntar como foi o dia, etc.

Acho que sempre que for conhecer alguém da internet é bom que já se falem há um tempo antes de conhecer pessoalmente, ver fotos, saber um pouco sobre a pessoa. Claro que mesmo assim não é totalmente seguro, é importante saber bem o que está fazendo e confiar bem na pessoa. Ser um pouco louco e impulsivo também ajuda, rs.

Para o relacionamento dar certo é preciso saber que a pessoa está no mesmo "pé" que você, e que o que vocês têm é mais importante que a distância. Tentar não pensar nela como um obstáculo (é difícil fazer isso) e sim como uma característica diferente no relacionamento.

No momento ainda não posso sair daqui por causa da faculdade. Mas ele já pensa em se mudar pra cá, ou pra mais perto, no ano que vem talvez, mas ainda não temos certeza.

Rodrigo e Ediê
(Por Rodrigo)

Nos conhecemos pela internet, através do twitter. Basicamente eu stalkeando meninas da minha cidade e dei a sorte grande haha.

No início morávamos na mesma cidade. A distância veio depois quando ela precisou fazer faculdade em outra cidade. Agora estamos separados por 230 km de distancia!

Estamos juntos há mais de um ano e nos comunicamos via Facebook e Twitter sempre que possível.

Eu procuro ver o lado positivo da distancia, que é a saudade ser mais gostosa de matar, não ter rotina... acho que esse tipo de coisa mantém o relacionamento com aquele gostinho de novo por mais tempo.

Ainda não pensamos muito em uma forma de acabar com a distância, até porque ela vai tentar transferir para outra faculdade mais próxima, mas se não rolar eu meio que esboço planos de trabalhar lá.

Jorge e Leonardo
(por Jorge)

Nos conhecemos através do Facebook. Não lembro quem começou a conversa (provavelmente eu). Estamos juntos já faz 9 meses. Diariamente mantemos sempre o contato, e para isso usamos muito o aplicativo WhatsApp.

A minha dica para quem está querendo conhecer alguém da net não é nova: é sempre bom conversar bem e tentar dar uma checada no que a pessoa fala. E se possível marcar  o primeiro encontro em um lugar neutro e público, pq mesmo que não seja uma cilada e for apenas um encontro ruim, os dois terão uma alternativa.

Acho que o sucesso de qualquer relacionamento, seja ele a distância ou não, é ser honesto e confiar.

--O--

Tem também relato de quem já viveu namoros com distâncias além das fronteiras nacionais...

Murilo Nunes
(Por Murilo)

Já namorei dois gringos: Um argentino que eu conheci durante uma viagem de férias à Buenos Aires e um americano, que conheci num carnaval.

Os relacionamentos duraram algum tempo. Com o Argentino durou em torno de um ano e meio. Com o Americano foram 10 meses.

Na época do Argentino compramos um Nextel cada - falavámos durante o dia todo, sem pagar chamada internacional - também usávamos muito o MSN.

Na época do americano já estávamos na era dos smartphones, trocavámos muitas mensagens por aplicativos de mensagens instantâneas. Diariamente fazíamos busca de passagens aéras e hotéis em sites como Travelocity, Agora e Mundi.

Não tem muito segredo para fazer um relacionamento a distâncias internacionais seguir em frente, vai muito da conexão entre você e a outra pessoa. No meu caso eu tentava fazer a pessoa participar da minha rotina diária, como se estivesse perto mas, sem tornar isso uma um relato chato e repetitivo. Acho legal a pessoa saber dos seus horários ou de fatos relevantes que acontecem durante o dia.

Outra coisa importante são as brechas nas agendas: ambos devem pensar juntos, para poder ficar juntos o máximo de tempo e com certa periodicidade.

Acredito que vale muito a pena manter um relacionamento a distância se ele é legal para ambos. Nos dois casos eu aprendi muito sobre outras culturas e resolvi "investir" porque existia um sentimento - que cresceu em um determinado tempo.

Hoje, se eu pudesse escolher diria que não investiria novamente em um relacionamento a distância. É sempre muito desgastante, sua vida social (local) acaba, praticamente.

A grana pra viajar é alta, principalmente se a pessoa em questão morar no outro hemisfério.

Atualmente namoro uma pessoa da mesma cidade e com a correria diária já é complicado, imagina se fosse de longe, ou pior, de muito longe? Não tenho mais coragem de embarcar numa aventura dessas.

--O--

O post ficou ENORME, mas com muitas boas histórias. Relatos de pessoas que aliaram o uso da tecnologia para manter, ou iniciar, um relacionamento a distância. Com mais de 7 bilhões de pessoas no mundo, nem sempre o nosso amor pode estar ao nosso lado, portanto use a tecnologia a seu favor, até que encontrem uma solução para que possam estar juntos de vez.

1 comentários:

FalaRapha disse...

Menino e eu que vou me CASAR com uma das minhas primeiras namoradinhas virtuais? <3