300 x 250 Ad Space

06 agosto 2013

A tecnologia cada vez mais unificada

Hoje pela manhã vi um interessante link sobre "40 mapas que eles não ensinam para você na escola". É um compilação de mapas que mostram diversos tipos de informação separadas por regiões. Claro que a precisão dessas informações é duvidosa, mas muitas informações são baseadas em pesquisas.

Achei interessante e pertinente compartilhar aqui dois mapas. Independente da precisão das informações, podemos observar que ao menos parece coerente com a realidade.

Mapa do Mundo das Redes Sociais 2009 vs 2012



Navegadores mais usados no mundo em 2012



Os mapas expressam uma situação que venho observado há muito tempo, quando se trata de redes,  aplicativos e serviços digitais parece que estamos indo ao caminho inverso de alguns anos atrás. Antes caminhávamos para a grande oferta de sites, aplicativos e serviços (ampla concorrência). Hoje o caminho é inverso, uma vez que buscamos cada vez mais unificar os serviços digitais.

Quer ver um exemplo claro disso? Quem hoje em dia não usa Facebook, Whatsapp e Instagram? O que faz o sucesso dessas redes é porque elas são realmente boas ou porque a base de usuários é grande? Existem outras redes e serviços equivalentes, mas buscamos sempre fazer as escolhas onde possamos encontrar mais usuários em comum. Parece que a tecnologia aderiu ao velho ditado "onde a vaca vai, o boi vai atrás". Nada mais natural que isso.

Com o avanço tecnológico, não basta haver oferta, tem que ter aceitação de usuário em massa para ter sucesso. Caso contrário em pouco tempo a aplicação vai morrer, afinal estamos falando de serviços e produtos produzidos por empresas comerciais, onde uma base de usuários razoável garante sua existência, principalmente pelo fator financeiro (vide casos: Symbian, Palm Os, WebOs, etc).


Com isso voltamos ao velho dilema, Monopólio de empresas é bom ou ruim? O lado bom é que com uma boa base de usuários o desenvolvimento é constante e isso torna as aplicações cada vez mais fortes (e por isso tem tantos adeptos, ou se tornou forte porque tem tantos adeptos?). O lado ruim é que chega uma hora que a empresa monopólio deixa de depender dos usuários e o usuário passa a depender da empresa. Vivendo assim nos riscos de viver um eterno "Jogo de Monopólio"...

0 comentários: