300 x 250 Ad Space

23 dezembro 2009

Review: Nokia 5530 XpressMusic

Costumo dizer que estamos na era da transição dos sistemas operacionais móveis, vemos o  falecido Palm  OS virando Web Os, o Andoid com seu conceito nas nuvens, o iPhone mostrando como ser diferente, o Windowns Mobile mostrando que é velho de guerra, o Maemo aparecendo em pequenos holofortes e o Symbian na sua transição para Touch Screen.

O dispositivo em questão, o Nokia 5530, faz parte de uma linha chamada XpressMusic, voltada ao público que gosta de multimídia. O aparelho é bem bacana, possui um ótimo design e boas funções, sendo uma delas a interface Touch Screen em Symbian.



Sigo no twitter o Bruno Santos e ao saber que ele adquiriu um Nokia 5530, pedi para que ele fizesse um review para postar aqui no blog, onde gentilmente ele topou nos trazendo toda sua experiência de usuário. Muito obrigado Bruno pela sua colaboração.

Abaixo segue o review criado pelo Bruno Santos:

Olá à todos, meu nome é Bruno e como contato via twitter com o Cristiano, escreverei um review sobre o novo XpressMusic da Nokia, o Nokia 5530.

Esse celular também é um "compacto" da versão 5800 .. e pra ser bem sincero ele é uma grande sacada da gigante finlandesa de celulares, a Nokia.

Com uma tela de 2,9" e 640 x 360 pixels de resolução, o celular é um "centro multimídia" que cabe BEM no bolso.




Antes desse modelo eu tinha um Nokia Navigator 6110, e ele era um "trambolho" tanto no peso quando no volume no bolso.

A primeira coisa que fiz quando saí da loja da Claro foi colocar o celular no bolso e me surpreendi: leve e nada volumoso.


Pra quem tá acostumado com esses celulares "robustos" ele pode ser considerado compacto mesmo.

O celular é um quadriband GMS e não tem 3g. Possui uma camera de 3.2megapixels traseira com flash de Led.

Caso alguém queira ver uma foto tirada na resolução máxima do celular, acesse esse link.


A escrita nele é bem facílita, possui uma caneta pra quem não esteja treinado para o touch ainda e existem três maneiras de se digitar: 


A primeira é a de reconhecimento de escrita, a que voce desenha a letra em um box e o celular interpreta o que está sendo inserido, o mesmo sistema que roda nos palms.
 



A segunda é o teclado alphanumerico, que aparece quando o celular está em modo "retrato", simulando um teclado convencional.
 



E graças à um acelerômetro integrado (tecnologia que reconhece quando o celular é mudado de posição) ele muda para um teclado qwerty para a digitação. (eu particularmente prefiro essa opção, pois há mais espaço para a digitação).

O celular roda em cima de um Symbian s60 5ª edição, que é especificamente para os celulares touch da nokia.

Baseado nas minhas experiências com outros aparelhos touchscreen (iPod touch) creio que o symbian ainda precise amadurecer um pouco nessa edição para os touch. Algo como atalhos e navegação nos menus ficam meios confusos quando usados sem os direcionais de um teclado convencional. Outra coisa que incomoda é ter que clicar duas vezes em um item de menu para poder abri-lo. Uma vez para selecionar e a outra pra realmente abrir.

Outra coisa que o celular se destaca muito é o som. Por se tratar de uma versão do XpressMusic, o som dele é muito fiel mesmo quando colocado no mais alto nível com graves ou agudos. É com certeza um diferencial. 


Pra quem nao gosta de sair esbanjando o som por ae, o celular vem com um fone de 3.5mm intra-aurícular com redução de ruídos, de excelente qualidade também.


Vem com um conector de mini-usb para transferência de dados, que infelizmente não funciona como carregador.


Outra coisa boa é que ele vem com um cartão de memória de 4Gb, ou seja, espaço para multimídias não faltará.

Ele também possui teclas rápidas como uma somente para o bloqueio/desbloqueio e uma tecla na parte superior do touchscreen que mostra um menu de opções com câmera, galeria, videos, internet e lógico o music player.




Para finalizar o review não poderia faltar o diferencial do celular, o que na minha opnião é o que faz o celular se destacar entre tantas às outras opções de smartphones à preço reduzido, que é o caso do nosso 5530.

O wi-fi.

Sim, o celular possui Wi-fi nativo e pode facilmente ser conectado na internet.

Na realidade, é a grande sacada de todas os features desse celular. Com o wi-fi pode-se acessar sites, instalar aplicativos facilmente pelo browser Opera mini (instalado de fábrica), acessar redes sociais, ver vídeos do youtube (pra quem não conhece, há uma app para o symbian do youtube) e entre tantos outras opções que a internet disponibiliza. Pode-se sincronizar agenda e e-mails facilmente. Enfim, ficar conectado com ele não é problema.

Voltando ao que eu disse no começo, o 5530 é uma grande sacada da Nokia. Por que? Porque esse celular é uma versão de baixo custo do 5800.


A grande diferença dos dois é que o 5800 tem GPS e 3G, e também uma câmera de 5Megapixels.  Tirando essas features do celular, a nokia obteve uma versão "enxuta" que engloba as necessidades da maioria da população "interneticamente ativa", se é que isso existe, compensando com um wi-fi para acesso às redes. E sem essas opções, o preço cai drásticamente tornando-se acessível.

Por fim, o que eu digo para vocês é que se voce tem hoje um celular convencional e gostaria de migrar para um smartphone mas não quer investir muito nisso por medo de se adaptar, este celular é a opção certa para você.

Mais detalhes nesse link


***
É isso ai pessoal, com esse review, com certeza, quem está pensando em adquirir esse aparelho se sentirá mais seguro na escolha.

Para finalizar de vez a postagem deixo aqui a faixa de preço, que é em torno de R$ 799 desbloqueado e sem subsidios das operadoras.

Mais uma vez obrigado Bruno Santos pelo ótimo review.



2 comentários:

Anônimo disse...

Acho q vou comprar o nokia 5530 :)
tava com duvida e acho q essa explicação resolveu.

Anônimo disse...

O 5800 é também de 3.2 megapixels. o diferencial é que no 5800 o sistema ótico é Carl Zeiss.