300 x 250 Ad Space

03 julho 2008

Telefonica deixa todos os usuarios off-line

Dia 02/07/2008 às 23:00hs minha internet para de responder, desconecto, desligo, ligo e nada, desisti de tentar e fui dormir, me sentindo um pouco mal por deixar todos falando sozinhos no msn... Acordei e fui trabalhar e não consegui conectar na internet... às 10hs liguei para a Telefônica e eles disseram que era uma falha sistema da Telefônica e que nenhum usuário conseguia conectar na internet, era um pane no sistema de dados da empresa, o prazo para normalização era às 12hs, liguei a TV e nos jornais de todo o país a noticia do dia em que a internet parou, fiquei chocado... no decorrer do dia encontrei uma amiga e ela me disse que também ficou sem acesso e fui descobrindo que o pane era geral e atingia todos os clientes da telefônica...

No meio da tarde retornei a ligação a telefônica e a mesma me disse que não tinham mais prazos para normalizar o sistema, foi quando comecei a ficar assustado...

Agora a noite, próximo das 22:30hs vi no jornal um anunciado que a internet estava 80% normalizada desde às 20:30hs porém aqui em Piracicaba o acesso só voltou próximo às 23hs... ficando 24 horas fora do ar...

O Detran, agencias bancarias, o poupa tempo, a bolsa de valores e a emissão de boletins de ocorrência foram prejudicados com o apagão digital...

Confiram os comunicados da telefonica sobre o pane...

1º Comunicado:

"A Telefonica informa que desde ontem à tarde uma ocorrência técnica está afetando parcialmente sua rede de transmissão de dados. A rede afetada atende a grandes empresas privadas e órgãos da administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal. Desde que a ocorrência foi detectada, a Telefonica mobilizou todo o seu corpo de engenheiros e técnicos, bem como especialistas dos fabricantes destes equipamentos, que têm trabalhado ininterruptamente no diagnóstico e no restabelecimento dos serviços afetados. Assim que dispuser de novas informações sobre o restabelecimento dos serviços, a Telefonica fará novo comunicado à imprensa, aos seus clientes e à opinião pública."

2º Comunicado:

"Em relação à ocorrência técnica em alguns equipamentos que, desde a tarde de ontem (2/7) afeta parcialmente sua rede de transmissão de dados para serviços corporativos, a Telefônica vem prestar novas informações:
1. O problema tem provocado funcionamento intermitente em parte da rede de dados, afetando alguns dos serviços prestados a grandes empresas e órgãos da administração pública nos âmbitos municipal, federal e estadual.
2 - Trata-se de um evento técnico complexo e raro, que vem exigindo o trabalho ininterrupto de toda a equipe de técnicos e engenheiros da operadora, além de especialistas internacionais vinculados aos fabricantes dos equipamentos.
3 - As equipes da Telefônica e de seus parceiros trabalham em busca de um diagnóstico preciso do problema técnico, ao mesmo tempo em que buscam assegurar o funcionamento dos serviços que não foram afetados.
4 - A Telefônica esclarece que o problema técnico não atingiu os serviços de voz e tampouco a conexão de banda larga entre a residência do cliente e a central onde o serviço é ativado. Alguns clientes do Speedy podem, no entanto, estar enfrentando dificuldades em se conectar à Internet nos casos em que a conexão do provedor junto à rede de transmissão de dados tenha sido afetada pelos problemas técnicos.
5 - A Telefônica estima que, até o final da noite de hoje, as equipes terão concluído o rastreamento técnico completo, podendo chegar a uma conclusão sobre as causas do problema técnico parcial que a rede de dados está enfrentando.
6- A Telefônica lamenta os transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com as novas informações que existirem."

3º Comunicado:

A Telefônica informa que normalizou, às 20h30 de hoje (03/07), o funcionamento de seus serviços de transmissão de dados na Capital paulista, assim como nos demais municípios da Grande São Paulo, nas cidades do Vale do Paraíba e do Litoral Paulista. O problema ainda persiste em outros municípios do interior do Estado de São Paulo.
Neste horário, mais de 80% dos circuitos que compõem a rede de transmissão de dados para serviços corporativos da Telefônica haviam voltado a funcionar normalmente.
A empresa continua trabalhando para apurar as causas precisas da ocorrência técnica e, paralelamente, para colocar em operação plena a totalidade dos circuitos de sua rede de serviços corporativos.
A Telefônica lamenta e pede desculpas pelos transtornos causados e informa que permanecerá atualizando a opinião pública com novas informações.

A Telefônica será penalizada com multas que podem atingir o valor de 50 milhões de reais, e as causas do pane ainda não foram descobertas pela equipe da empresa...

Com tudo isso pude ver o como somos frágeis quando nossos serviços de comunicação deixam de funcionar, e o quanto somos afetados... E claro, não pude deixar de sentir vergonha alheia da telefonica, afinal que papelão!

Estou feliz com a volta da minha internet...

Até o próximo tecnopost!

0 comentários: