300 x 250 Ad Space

24 maio 2013

Desafio 10 dias de vida analógica - Dia 7

A primeira vez que tive uma experiência com meditação foi quando eu tinha 9 anos, uma professora substituta da escola fez uma meditação guiada com a minha turma, na qual ela falou pra gente que era um relaxamento. Na época eu não entendia muito bem o que era aquilo, mas achei muito interessante.

Os anos se passaram e eu descobri por meio da meditação guiada (quando uma pessoa vai conduzindo uma meditação traçando os caminhos) um meio muito interessante de me entender e me controlar melhor. Também usava muito a meditação recitando mantras.

Há alguns anos eu descobri o budismo e me apaixonei, tanto pela doutrina como pela prática. A religião veio de forma natural na minha vida e hoje muito do que sou devo as práticas budistas. Sigo a tradição Zen Budista onde a principal prática é o Zazen (sentar zen).

O Zazen é uma meditação sentada em posição de lótus ou meia-lótus, com olhos abertos repousados para baixo, olhando para uma parede em branco. As mãos ficam em mudra cósmico.

Mudra Cósmico

O objetivo é respirar, deixar as coisas virem, sem aceitar ou recusar nada, apenas observar.


A meditação é uma prática que eu trouxe para a minha vida e me ajuda muito. Quem pratica meditação aprende a controlar sua mente e isso é muito útil para a vida. Deixamos de responder a vida por impulso, e aprendemos pouco a pouco a controlar a mente e a agir consciente perante as coisas que nos acontecem, deixando o piloto automático da reação desativado.

Existe um documentário da National Geographic muito interessante sobre meditação. Vale muito a pena assistir:


Para quem quer aprender Zazen, recomendo que procure um Templo Zen Budista e faça uma aula de Zazen para iniciantes, mas se quiser aprender desde já e/ou não tem um Templo próximo a sua casa, recomendo que leia este artigo que ensina a fazer Zazen.

Os benefícios da meditação são inúmeros. Além de controlar a sua mente, você passa a entender melhor assuntos muito importantes nas nossas vidas como: "Qual o sentido da vida?", "O que é morte?", "O que é Deus?", etc.

Todos os dias estamos o tempo inteiro fugindo de nós mesmos, nos distraímos no computador, na televisão, em um livro, e em qualquer outra coisa. Embora o dia tenha 24 horas, já parou pra pensar que praticamente não ficamos parados quietos, pensando e refletindo sobre nossas vidas, percebendo como nos sentimos? Passamos a maior parte do tempo nos ocupando e fugindo de entrar em contato com nosso interior. A meditação é muito importante justamente para isso, pois naqueles minutos onde você fica imóvel olhando para a parede não existe nada além de estar ali com você mesmo.

Se está começando agora, ou mesmo que já pratique meditação, eu recomendo as meditações guiadas para resolver problemas específicos. Recomendo as meditações da Kelly Soares, que você pode conferir no canal do youtube.

Aprender a meditar foi fundamental para que eu pudesse me tornar uma pessoa mais plena e harmônica. Experimente você também! 

0 comentários: