300 x 250 Ad Space

29 janeiro 2010

iPad, a nova sacada da Apple

Após meses de especulação sobre o tablet da Apple, foi apresentado essa semana o que a Apple chama de "mágico e revolucionário", o iPad.

Segundo Jobs “Há espaço para uma categoria entre os smartphone e o notebook. E precisávamos criar algo melhor do que um netbook”, porém ele acabou revoltando milhares de usuários de netbooks com essa frase. Afinal os netbooks ganharam mercado e vieram pra ficar.

No meu ponto de vista o iPad quer ser um equipamento tudo em um, mas acredito que a coisa não é bem por ai...

O aparelho tem funções de computador, videogame, player de música e vídeo e leitor de ebooks, possuindo duas versões:
  • "Versão básica": sem conexão 3G e com 16GB de armazenamento, custando U$500;
  • "Versão completa": com conexão 3G e com 64GB de armazenamento, custando U$829.

 
Os aparelhos não possuem câmera digital, possuem wifi e o modelo "completo" possui wifi e 3G,  são equipados como o processador Apple A4 de 1 GHz, e tem uma bateria com fôlego de 10 horas, que é um ótimo índice, possui 700 gramas, tela touch screen de 9,7" e espessura de 1,2cm.

Mas afinal o que a Apple quer? ela quis juntar o Kindle ao iPod Touch, oferecendo um dispositivo elegante, colorido, grande, caro e visado por ladrões, isso mesmo, pois o aparelho não é NADA discreto. Você teria coragem de ler um ebook no iPad em praça pública? acho que esse tipo de coisa tem que ser pensada.


O aparelho tem sido muito criticado no meio digital e ganhou apelidos como: "iPhone de Itu" (pra quem não sabe Itu é uma cidade do interior de SP, onde tudo é grande), "iPhone Gigante", "iPhonão" e até frases como "iPad, mas não ganha, e se chorar apanha". O que todos esperavam na verdade era um aparelho revolucionário, porque toda vez que a Apple cria um aparelho ele tem que ser fantástico na visão do público, mas o iPad não conseguiu esse efeito na maioria dos casos, a semelhança demais com o iPhone, porém em versão grande, fez com que as pessoas se frustrassem e chamassem o aparelho de um "iPhone Trambolhão".

O iPad está longe de ser o produto ideal para mim, não faço parte do público consumidor dele, mas se pararmos pra pensar de uma outra maneira o iPad pode ser um aparelho interessante...

Se você gosta de multimídia e quer um pouco de mobilidade, mas acha telas de smartphones pequenas demais para sua utilização, o iPad pode, com certeza, suprir essa sua limitação, ele será um aparelho portátil, leve e com uma tela grande. Para pessoas que gostam de jogar jogos, ver vídeos, ler feeds, navegar na internet, e fazer outras tarefas do cotidiano, mas sem abrir mão do conforto visual, o aparelho é uma grande sacada.

Mesmo que você não goste de teclados touch screen o iPad pode ser para você, pois já possui um teclado acessório para se comunicar com ele.


Jobs disse que "A Amazon fez um excelente trabalho com o Kindle, iremos um pouco além com o aplicativo iBooks”. A sacada do aparelho realmente é o aplicativo iBooks, que é um aplicativo de ebooks, apresentado no formato de uma prateleira virtual e as páginas dos ebooks são no formato de livros impressos. A Apple vai distribuir conteúdo de grandes editoras como: Penguin, Harper Collins, Simon & Schuster, Macmillan, e Hachette.


Para entender melhor sobre o conceito e funcionamento do dispositivo assista o vídeo de demonstração do iPad:


Acredito que o iPad tenha potencial, e provavelmente será um sucesso, mas lembrem-se não é um produto que vai atingir usuários comuns de Smartphones e Ebook Readers, e sim criar um novo nicho de mercado, talvez para aqueles que querem ter um dispositivo móvel, mas não se sentem a vontade com um Smartphone pequeno ou um Netbook.

0 comentários: