300 x 250 Ad Space

19 janeiro 2010

Porque usar um dispositivo móvel?

Estou interrompendo um pouco a série de postagens sobre os Xing Ling (aparelhos genéricos vindos da china) para falar um pouco sobre dispositivos móveis.

Muita gente se pergunta: "afinal qual seria a necessidade de possuir em dispositivo móvel? eu preciso de um?" essa reflexão tem sido decisória na hora de fazer a escolha: celular x smartphone.



Em linhas gerais, iniciantes em tecnologia móvel não sabem a diferença entre um celular e um smartphone, pensando que celulares com diversos recursos é um smartphone, mas isso não é verdade. Um smartphone vai além de um celular com diversos recursos, ele possui um sistema operacional que permite a customização e instalação de aplicativos, e isso faz toda a diferença.

Em um celular comum você pode fazer e receber ligações, ouvir musicas e ver vídeos, acessar a internet - ainda que de forma precária em muitos modelos -, jogar jogos pré-instalados ou jogos baseados em flash, programar um alarme, enviar mensagens de texto ou multimídia e por ai vai. Se você não pensa em ir muito além dessa função, pode encontrar um celular com tudo isso por um preço bem acessível.

Agora se você precisa customizar o aparelho instalando aplicativos para o trabalho, trabalhar com documentos office, ter a possibilidade de poder fazer muitas coisas que se faz no computador direto do seu dispositivo onde quer que você esteja, e por ai vai, ai sim sua escolha deve ser um smartphone.

A tecnologia móvel proporciona liberdade e também qualidade de vida, ok, estão pensando que exagerei? Não, não exagerei. Para ver como essa questão, de tecnologia móvel = liberdade, realmente funciona é só fazer uma análise simples.

Às vezes você tem algum compromisso de emergência, mas acaba recusando, pois precisa estar ali sentado em frente a um grande computador para trabalhar... Agora pense se você puder ir a esse compromisso e fazer as duas coisas ao mesmo tempo? Estando conectado em seu smartphone esperando possíveis contatos de seus clientes e participando de uma reunião com seus sócios. Esse é o tipo de liberdade que a tecnologia móvel nos proporciona, permitindo que sejamos mais produtivos e possamos utilizar melhor o nosso tempo.

Agora se você não é um executivo e não tem esse tipo de necessidade, pode estar achando que um smartphone não é pra você, muito pelo contrário, ele pode ser.


Na minha época de faculdade eu não tinha um smartphone, mas tinha um Palm - foto ao lado - que me permitia organizar minha vida acadêmica e ser mais produtivo, inúmeras vezes eu estudava no ônibus voltando pra casa, escrevia resenhas, lia pds, e nos momentos de ócio jogava joguinhos, esse tipo de dispositivo nos permite utilizar tempos de espera com coisas produtivas.

Sabe quando você pega um ônibus ou avião para ir a outra cidade e perde todas àquelas horas? Você poderia convertê-las em produtividade, escrevendo artigos, lendo e-books, estudando, e até trabalhando.


A tecnologia móvel me permite cada vez mais reduzir o meu tempo on-line, eu não ligo mais o computador todos os dias quando estou em casa, fazer tarefas como checar o e-mail, twittar, ler feeds, ouvir podcasts, ouvir rádios on-line, ler noticias, entre outras tarefas desse teor, eu faço tudo via smartphone.

Essa redução de tempo on-line gera mais produtividade, afinal você já fez as contas de quantas horas passa por dia jogando conversa fora no msn? olhe quanto tempo perdido muitas vezes em conversas sem nenhum sentido. É claro que estar perto dos amigos é muito bom, e a internet aproxima quem está longe, mas temos que usar tudo com moderação.

Passei os últimos meses sem entrar no msn, agora decidi entrar pelo menos uma vez por semana e ficar em torno de 1 hora, só para falar com alguns amigos, e foi a melhor escolha que poderia ter feito.

A tela do smartphone, por maior que seja, cansa mais do que um monitor de notebook ou desktop, portanto inconscientemente você reduz seu tempo on-line, porque se cansa com mais facilidade.

A compra do meu smartphone foi feita para me proporcionar essa liberdade, ter mais qualidade de vida e reduzir meu papel on-line, para aumentar meus papéis de profissional, filho, irmão, namorado e amigo.

No final das contas, você verá que através de um dispositivo sua vida pode sim ser transformada, através de organização, planejamento, e foco naquilo que realmente importa.

É claro que muita gente não vai entender do que estou falando, vai achar pode fazer isso sozinho, sem a ajuda de um dispositivo móvel, e de certa forma é possível, mas essa foi uma forma que eu encontrei de ter tempo e produtividade. Cada um com seu caminho e ferramentas, o importante é chegar lá na frente e ver que sua vida realmente está do jeito que você gosta.

0 comentários: