300 x 250 Ad Space

29 janeiro 2010

Review: Nokia N97

Nada melhor que ao fazer um review buscar a opinião de um usário, pois só eles podem dizer de fato como funciona o aparelho no dia-a-dia, e esse é um dos formatos de review que priorizo aqui no blog.

A colaboração de hoje é do Denis Budag do blog Usuário Nokia, conhecido no twitter como @denver, ele é um feliz proprietário de um Nokia N97, acompanhe nosso bate papo sobre o aparelho...


- Quais foram os fatores decisivos para a compra do N97, o que pesou na escolha?

Evolução natural dos meus aparelhos Nseries. Da série eu tive um N90, depois comprei quando lançado na Europa o N95 8GB (que demorou 1 ano para ser lançado no Brasil) e finalmente o N97 quando lançado nos EUA. Me apaixonei pela série e sempre procuro possuir o mais atual.
    
- O N97 é um Symbian S60 5th com interface touchscreen. O que você está achando da adaptação do Symbian para touch? existem bugs nessa adaptação?
  
Sem fazer comparações, com as últimas atualizações de firmware a interface touch ficou muito boa. A combinação teclado + touch é excelente. Como é tela resistiva, não dá pra esperar uma alta sensibilidade, mas o projeto é esse mesmo. Eu particularmente não tive nenhum problema, pois sempre utilizei Symbian nos meus aparelhos. Depois de algum tempo você aprende a trabalhar com a interface e não há problemas. Quando o modelo foi lançado veio com alguns pequenos problemas, o principal deles era a falta de rolagem cinética, que felizmente foi resolvida com sua última atualização de firmware. Outros problemas são naturais, referentes ao sistema Symbian atual não ser muito bem adaptado para interface touch se comparado com os sitemas atuais do mercado. Felizmente a Symbian Fundation já está desenvolvendo as novas versões Symbian, com nova interface completamente otimizada para touch, que virá nos aparelhos futuros.

- O aparelho possui, um teclado QWERTY completo. O teclado é ergonômico e apresenta fácil adaptação, ou você teve dificuldades para se acostumar com ele?

No início foi bem complicado, pois eu estava completamente adaptado ao uso do T9. Felizmente foi apenas uma questão de tempo para me acostumar com o teclado qwerty, que hoje é super natural, prático e rápido de utilizar. Não foi difícil me acostumar com ele.

- Você utiliza algum plano de dados ou fica na base da wifi? se sim, qual plano utiliza?

Sempre me virei muito bem apenas com wifi, utilizando também pacotes de dados pré-pagos. No entanto com o N97 resolvi comprar um plano de dados 3G, pois tenho utilizado bastante o envio de fotos via Twitter, email, browser, etc. A tela maior e a interface touch deixou tudo mais interessante. Assinei inicialmente um plano de 2GB da Oi (SC), mas devo reduzir o plano para 200MB, pois vejo que meu tráfego de dados fica nessa média. Para multimídia pesada, VoIP etc. tenho utilizado sempre conexões wifi.

- Qual seu uso principal do aparelho? trabalho ou lazer? que tipo de recursos utiliza no aparelho?
    
O principal uso do aparelho é pessoal, para lazer mesmo. No entanto é natural que acabe utilizando também para o trabalho, freelancer, contatos de escritório etc. Sempre utilizei todos os recursos disponíveis dos meus Nseries e com o N97 não é diferente. Utilizo constamentemente a câmera para fazer fotos, principalmente para enviar para o Twitter, Facebook e outros. Também faço bastante vídeos para registrar viagens e passeios. Tenho suporte automotivo para utilizá-lo no carro como GPS (Sygic Mobile), pois sua tela grande é muito boa para isso. Sincronizo ele com meu Outlook para manter em dia meus contatos, agênda de compromissos, aniversários, notas e tarefas. Faço também uso de seus 32GB de memória interna para assistir seriados e filmes baixados da internet, muitas vezes ligado a tv. Outra coisa legal é seu transmissor FM que permite ouvir minha biblioteca de MP3, que mantenho sincronizada com meu Windows Media Player, no carro sem utilizar fios. Uso também para me divertir com alguns jogos e emuladores (mega-drive principalmente). Além de tudo, utilizo diversos serviços online, via browser ou outros aplicativos para twitter, last.fm, email, entre outros.

- Utiliza algum acessório extra como teclado bluetooth ou fone bluetooth? ou o aparelho já atende a todas suas necessidades?

Teclado eu quase comprei na época do meu N95 8GB, mas no N97 não vejo necessidade. O que tenho para aumentar o conforto são dois fones bluetooth, um para ligações telefônicas no carro (Nokia BH-210) e um estéreo (Nokia BH-501) para atividades como caminhada, etc. Tenho também o suporte automotivo (marca alternativa), película protetora na tela (Invisible Shield), case de transporte (Nokia CP-382) e caixa de som portátil (Nokia MD-3). 


- A série N da Nokia é voltada para multimídia, e o aparelho não peca nada em recursos, possuindo saida para tv, conector de fone de ouvido 3,5mm, câmera de 5mp, tela grande para exibição de vídeos, fácil integração a redes sociais, rádio e GPS, sendo um aparelho bastante completo, mas existe alguma coisa que te incomoda no aparelho, seja em funcionalidade ou design?

Inicialmente o que me incomodou bastante foram os bugs que vieram no primeiro firmware. O aparelho reiniciava sozinho, não possuía rolagem cinética, etc. Felizmente depois de algumas atualizações ele está bem estável e muito bom de utilizar. Em breve deve sair uma nova atualização, que espero corrigir e melhorar mais alguns outros pequenos detalhes. O maior problema mesmo foi o lançamento do aparelho com um firmware muito crú, que fez muita gente se irritar e trocar de aparelho. De resto o aparelho cumpre o que promete. É realmente um pequeno computador de mão, muitas vezes até mesmo um media center.

- Agora vamos a um ponto chave, qual o preço do aparelho? 

Atualmente o aparelho mantém seu preço de lançamento sem subsídios no Brasil: R$ 2.399,00. Procurando em alguns sites é possível encontrá-lo em promoção na faixa dos R$ 1.999. Hoje quase todas operadores oferecem ele com preços diferenciados em seus planos pós-pagos. O meu foi adquirido direto da Amazon quando lançado nos EUA, por isso paguei aproximadamente US$ 550 sem impostos.

- Está satisfeito com a compra ou já está visando a troca?

Estou muito satisfeito com o aparelho, tanto que mesmo com a oportunidade de comprar o Nokia N900 preferi ficar com meu N97. Motivo? Esperar o amadurecimento do Maemo 5. Se o Symbian S60 5th ainda está sendo aperfeiçoado, acredito que o Maemo 5 precise muito mais. Além disso, para S60 5th existem centenas de softwares e jogos comerciais muito bons, já para Maemo precisamos esperar um pouco mais.

 

Gostaria de agradecer ao Denver pelas ótimas respostas sobre o aparelho e concluir que o N97 tem sido uma ótima escolha de dispositivo para lazer, e porque não para trabalho? O aparelho tem ótimos recursos e uma boa usabilidade, o único fator que incomoda um pouco é o preço salgado, mas se você estiver disposto a investir em um aparelho maduro o N97 é um aparelho para você.

0 comentários: