300 x 250 Ad Space

06 janeiro 2010

O boato da câmera racista da HP


Há algumas semanas está correndo um boato na internet sobre a câmera racista da HP, tudo por causa de um vídeo na internet, onde uma câmera da HP, projetada para seguir rostos fazendo uma triagulação facial, não consegue detectar a face de um o negro.

O vídeo mostra Desi Cryer, negro, testando a câmera, e ela não detecta e nem segue a sua face, o inverso do que ocorre com sua amiga Wanda Zamen, branca.



Veja o vídeo:





Muitos começaram a criticar a HP por causa desse vídeo, mas isso não se refere a preconceito e sim a uma falha técnica apresentada no produto.

A detecção de faces se dá pela triangulação facial, utilizando contraste e luz para detectar um movimento, como a pele negra emite menos luz e contraste, ela não é reconhecida como uma face.

Não consigo ver isso como um problema social, e acho um exagero chamarem de racismo um defeito técnico, se for assim vou dizer que a Sony é racista, pois minha câmera não detecta meu sorriso usando a função Smile Shutter (que dispara fotos ao encontrar sorrisos).

O meu apelo aqui é para que os usuários possam sim reclamar sobre essas falhas de dispositivo, todos tem direitos, mas não tratem isso como um problema social. Preconceito é crime e uma terrível arma de discriminação, portanto tomem cuidado com os termos que vierem a utilizar.

5 comentários:

O Escriba disse...

Precisa ser muito ruim de percepção para achar que o cara estava falando sério quando disse que a webcam da HP era racista. Está muito claro que os dois estavam brincando. Como alguém pode ter levado a sério?

Tecnoboy disse...

Eu também acho, mas não foi dessa forma que a mídia abordou, inclusive, segundo o portal G1 a coisa está sendo levada adiante, veja:

Um porta-voz da empresa disse à BBC: "A HP foi informada de um problema potencial com o software de reconhecimento facial, inclusive em alguns de seus sistemas, que parece ocorrer quando a iluminação na parte da frente é insuficiente. Nós levamos isso a sério e estamos examinando o problema junto aos nossos parceiros."

O Escriba disse...

Mas é claro que o problema tem que ser levado a sério. Mas apenas como o que ele é. Um problema e nada mais. É um produto que não cumpre a função que promete caso o usuário seja um negro. É caso de recall para os que já compraram, mas não tem nada a ver com racismo. Fazer essa ligação é bobagem...

Tecnoboy disse...

Concordo plenamente :)

Anônimo disse...

sei pq a camera n detecta o negro, e pq ela n tem visao noturna. kkkkk