300 x 250 Ad Space

08 janeiro 2010

Review: Android, primeiras impressões

Demorei para falar aqui no blog sobre o sistema operacional do Google, o Android, que vem ganhando fama nos Smartphones e Netbooks. O fato da demora desta postagem é porque eu ainda não havia tido contato com a interface, apenas lido muito sobre o assunto.

Nesse post falerei um pouco sobre as primeiras impressões que tive de tudo o que li sobre ele e dos meus testes utilizando esse simulador on-line, que me permitou ter um aproximação com o sistema, ainda que básica.

O design do sistema operacional é bastante limpo e funcional, tudo nele funciona de forma intuitiva, o que me fez ter uma ótima impressão logo de cara. O deslizar de menus é bastante interessante, e a possibilidade de se ter várias áreas de trabalho é uma das coisas mais legais no sistema, basta rolar o dedo que as outras áreas de trabalho vão aparecendo de acordo com o movimento, veja as fotos para uma melhor compreensão:



 

 

O ponto forte do aparelho é a personalização e conectividade, oferecendo diversos widgets que você pode jogar na sua área de trabalho, como previsão do tempo, visualização rápida de calendário, player de musica, anotações, fotos, redes sociais, etc.



No menu do aparelho você encontra diversas aplicações nativas, entre elas, é claro, as aplicações do Gmail e Google Maps.





"Os contatos" do Android são bastante inteligentes, fugindo dos dados básicos e agregando novas formas de se comunicar como endereço do Facebook, Twitter, Flickr, e muitos outros perfis on-line da pessoa. É facil se comunicar com o Android.



Além da navegação full do Android - tendência nos novos smartphones -, tudo no Android funciona on-line, portanto se você não tiver um generoso pacote de dados vai perder MUITAS funcionalidades do seu aparelho, como a facilidade de comunicação e compartilhamento.





Esse sistema é o mais novo no que se refere a tecnologia móvel e já se tornou tão popular quanto o iPhone. Nerds de plantão, e nem tão nerds assim, vem migrando para esse sistema em busca de inovação e claro: uma maneira de permancer sempre on-line. Um ponto forte desse OS é que embora ele seja novo, já possui uma grande variedade de aplicativos, e muitos novos vem surgindo dia após dia. Analisando o Android acredito que ele possua um conceito bastante interessante, moderno, prático e de fácil utilização. Com certeza o Android já ganhou muitos adeptos e ainda vai ganhar muitos outros. A concorrência que se segure, pois quando ótimos sistemas operacionais aparecem os outros tem que correr para não ficar para atrás, ou vão morrer igual o Palm Os.

2 comentários:

O Escriba disse...

Você acha que o Symbiam tem futuro?
Só ouço falar de iPhoneOS, Android, do sistema da RIM e, em menor proporção, do Maemo. E o Symbiam? Me parece um tanto sumido...

Tecnoboy disse...

Eu acho que essa história de que o Symbian vai morrer é um pouco de balela, já que ele está há muito tempo no mercado e está sempre se atualizando, ainda mais agora com as interfaces touch screen.

A questão é que o Symbian e o Windowns Mobile já são velhos de guerra, por isso não aparecem tanto nos noticiários de tecnologia, já os iPhone, o Maemo e o Android, são novinhos em folha, por isso estão sendo tão comentados.